Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Empresas optantes pelo Simples Nacional não precisam pagar a contribuição social nos casos de despedida sem justa causa

há 7 anos

O artigo da Lei Complementar nº 110 de 2001 instituiu uma contribuição social para os empregadores nos casos de despedida do empregado sem justa causa. O tributo prevê uma alíquota de 10% sobre o montante dos depósitos referentes ao FGTS durante a vigência do contrato de trabalho, acrescidos às contas vinculadas, com exceção aos empregados domésticos.

Essa contribuição visa saldar os valores devidos a títulos de complementação da atualização monetária sobre as contas vinculadas do FGTS, à época dos planos econômicos “Verão” e “Color I”, por determinação do Supremo Tribunal Federal. Ou seja, o respectivo tributo, embora calculado sobre o FGTS dos trabalhadores, não é destinado a eles.

Ocorre que, como essa contribuição tem natureza tributária, as empresas optantes pelo Simples Nacional não deveriam pagar o tributo, por força do artigo 13 § 3º da Lei Complementar nº 123 de 2006, pois elas são dispensadas de outras contribuições instituídas pela União. No entanto, não é o que se vê, pois diversas microempresas e empresas de pequeno porte, optantes do Simples, pagam a respectiva contribuição social.

O STF, ao julgar a ADI nº 4003/DF, decidiu que o artigo da LC 123/2006 é totalmente constitucional, pois existe uma pertinência temática entre o benefício fiscal e a instituição de regime diferenciado de tributação. Assim, pode-se entender que as empresas no regime especial de tributação não precisam recolher a contribuição social instituída pela LC 101/2001.

Desta forma, não só é cabível ação judicial para declarar a inexistência dessa relação tributária, como também é possível reaver os valores já pagos indevidamente, bem como deixar de pagar a contribuição social no futuro.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações1
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-optantes-pelo-simples-nacional-nao-precisam-pagar-a-contribuicao-social-nos-casos-de-despedida-sem-justa-causa/444355039

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)